Faltam duas rodadas para o término do primeiro turno do Brasileirão. Todas as equipes (tirando Ponte Preta e Fluminense que tiveram o jogo adiado para 9 de agosto devido a morte do filho de Abel Braga) fizeram 17 jogos. Entretanto, o campeão simbólico do primeiro turno já está definido: o Corinthians. Mesmo se perder as próximas duas partidas, os oito pontos de vantagem do timão para o Grêmio, o segundo colocado, já garantem o título do primeiro turno para a equipe paulista.
Entretanto, você que acessa o Tabela do Brasileirão pode afirmar: “O título do primeiro turno não significa nada. Muita coisa pode acontecer nas 21 rodadas que ainda restam”. Verdade. Mas, historicamente, desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, em 2003, apenas em 2008 (São Paulo campeão. No fim do 1º turno estava em quarto, oito pontos atrás do Cruzeiro que era o líder), 2009 (Flamengo campeão. No fim do 1º turno estava em sétimo, oito pontos atrás do Internacional que era o líder) e 2012 (Fluminense campeão. No fim do 1º turno estava em segundo, um ponto atrás do Atlético-MG que era o líder), o campeão do primeiro turno não se sagrou campeão brasileiro.
Vou além. Em 13 edições de campeonato de pontos corridos (de 2003 a 2016), apenas em 2008 e 2009 (São Paulo e Flamengo) o campeão brasileiro não estava entre os três primeiros colocados ao fim do primeiro turno. Ou seja, se formos levar em consideração a história, se o primeiro turno terminasse hoje, o título do Brasileirão 2017 ficaria entre Corinthians, Grêmio e Santos.
Outro ponto a ser destacado é a campanha corintiana em 2017. Os 41 pontos do timão em 17 rodadas é um recorde. Nunca na história dos pontos corridos um time terminou a 17ª rodada com 41 ou mais pontos. Se vencer os dois próximos jogos e terminar o primeiro turno com 47 pontos, o timão igualará o recorde histórico do Cruzeiro de 2003. A diferença é que o Campeonato Brasileiro de 2003 foi disputado com 24 equipes. Além disso, nunca um time brasileiro chegou a 17ª rodada invicto. Até o momento, o Corinthians tem 12 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota.
Com empate em 1 a 1 com a Flamengo, no último domingo (30), o Corinthians chegou a marca de 32 jogos sem perder. O timão é a primeira equipe a chegar a 17ª rodada do Brasileirão sem perder uma partida.
Não estou dizendo que o Corinthians vai ser o campeão brasileiro, afinal ainda faltam 21 rodadas. Mas, além de fazer uma campanha, até o momento fantástica, o timão também tem ao seu lado a história. Entretanto, o treinador Pep Guardiola, hoje no Manchester City, costuma dizer que um campeonato de pontos corridos é vencido nas oito primeiras rodadas e perdido nas últimas oito. Ou seja, ainda há muita coisa para acontecer nesse Brasileirão.
E para você, quem vai ser o campeão brasileiro de 2017? No fórum do Tabela do Brasileirão há uma enquete sobre isso (https://www.tabeladobrasileirao.net/serie-a/forum/quem-vai-ser-o-campeao-da-serie-a/14). Deixe seu palpite lá!
Cristobal Deinnocentiis
CORINTHIANS VAI SER CAMPEAO 2017
Cesar Augusto Teixeira
Corinthians campeão