Neymarmania

  • Neymar
Foto de Danilo Cruvinel Danilo Cruvinel7 ANOS, 3 MESES ATRÁS
0 1


Eu estou enrolando para falar sobre Neymar e PSG desde que começaram a sair os rumores que o brasileiro poderia deixar o Barcelona. Preferi esperar para ver se a transação realmente aconteceria e, principalmente, para ver como seriam os primeiros passos de Neymar com a camisa do time parisiense. 

Neymar chegou e decretou a Neymarmania em Paris. Levou mais de 200 jornalistas do mundo inteiro para sua apresentação, ajudou a lotar o Parc des Princes para ser apresentado a torcida do PSG e estreou na semana seguinte com gol e assistência.




No jogo do último domingo (20), mostrou porque é um dos melhores jogadores do mundo. Em sua primeira partida no Parc des Princes como atleta do PSG, Neymar comandou a equipe na vitória do PSG por 6 a 2 contra o Toulouse. O brasileiro fez dois gols, deu duas assistências (uma delas em uma cobrança de escanteio espetacular) e sofreu um pênalti.



Neymar marcou dois gols contra o Toulouse, no último domingo (20).


Desde que chegou ao PSG, a Neymarmania afetou praticamente todas as áreas de atuação do clube. No primeiro dia de vendas das camisas de Neymar, em seis horas, todas as 10 mil unidades foram comercializadas. Em pouco menos de três semanas desde o anúncio da contratação do brasileiro, os perfis oficiais do time francês no Twitter e no Instagram ganharam um milhão de novos seguidores cada. Tanto a ESPN, quanto o SporTV, que são as emissoras que têm os direitos de transmissão do Campeonato Fracês para o Brasil, anunciaram que vão passar todos os 38 jogos do PSG no campeonato. No ano passado, a ESPN havia transmitido apenas 23 jogos do time francês, enquanto o Sportv havia transmitido 35 jogos.




E para completar (por enquanto) o presidente/dono do PSG, Nasser Al-Khelaifi afirmou na chegada o brasileiro: “Nós já começamos a recuperar o que investimos. Assim que o contratamos, o valor do clube foi de 1 bilhão para 1 bilhão e meio de euros. Isso é a primeira coisa. A segunda é que, em duas horas, na nossa loja virtual, nós vendemos mais de meio milhão de euros. Isso nunca aconteceu em lugar nenhum. Todo mundo está animado com a presença do Neymar. Foi manchete no mundo todo, em todos os canais de notícias. É uma notícia imensa para todo o mundo. Estamos orgulhosos por termos conseguido e orgulhosos por ele”.

Apesar de tudo isso, continua sendo muito cedo para fazer uma análise mais profunda sobre como a chegada de Neymar vai afetar o PSG, tanto dentro, quanto fora de campo. Mas, dentro de campo, passadas essas primeiras semanas e esses dois jogos já podemos tirar algumas conclusões: Neymar é o dono do PSG. O time joga em função dele e as estatísticas ajudam a comprovar isso: Em sua primeira partida, o novo camisa 10 do PSG tocou na bola 129 vezes. Já no segundo jogo, o brasileiro tocou na bola 118 vezes.

Se antes, na época de Santos e Barcelona, estávamos acostumados a ver o brasileiro sempre pelo lado esquerdo do ataque, agora no PSG ele tem liberdade para atuar onde quiser. Além de aparecer mais vezes pelo meio e até na direita, o brasileiro tem volta mais para buscar a bola e fazer a transição da defesa para o ataque.




Neymar eleva, e muito, a qualidade do time francês, que já era bom. E o fato de o brasileiro ser um excelente passador já começou a fazer estragos nas defesas dos adversários. Principalmente Cavani, Di María, Kurzawa e Rabyot receberam vários passes que os deixaram na cara do gol. Mas, isso aconteceu não só pela qualidade de passe de Neymar, mas também pela atenção que sua presença em campo desperta. Sempre que ele na bola algum marcador adversário se aproxima dele. Com isso, o brasileiro vem abusando dos passes de primeira e tabelas rápidas.

Apesar dos pontos positivos é preciso ser justo. Com apenas duas ou três semanas de treinos juntos, o time do PSG ainda não aprendeu a jogar com Neymar e Neymar ainda não aprendeu a jogar com o PSG. É natural e é uma coisa que leva tempo. Nos dois jogos foi possível notar que os companheiros de PSG (principalmente Di María e Cavani), às vezes, não entendem que Neymar consegue colocar eles na cara do gol de praticamente qualquer ponto do campo. Por isso, várias vezes o brasileiro tentava um passe enfiado e não havia ninguém indo em direção a bola.

Outro ponto que ainda precisa de ajuste é velocidade, tanto dos passes, quanto de transição. Neymar é muito veloz e sabe jogar nas costas da defesa como poucos. Para aproveitar isso, o PSG precisa fazer a transição da defesa para o ataque mais rápido e, principalmente, soltar a bola mais rápido para o brasileiro. Algumas vezes ao longo do jogo, por segurar a bola um pouco a mais, Rabyot, Di María, Cavani e Verratti perdiam o tempo do passe e quando procuravam o brasileiro, Neymar já estava em posição de impedimento.

Como disse anteriormente, são ajustes finos e somente com o tempo esses problemas serão sanados. Mas, a questão que fica é como o PSG fica perante a Europa. Com todo respeito ao Campeonato Francês, mas a qualidade dos times locais é muito inferior aos da Inglaterra e Espanha, por exemplo. Com a chegada de Neymar, o título do Campeonato Francês é praticamente uma obrigação.




Mas, todos nós sabemos que o principal foco do PSG é a Copa dos Campeões da Europa. E é aí que está a minha dúvida. Enquanto o Barcelona precisa enfrentar Real Madrid, Atlético de Madrid, Sevilla, Valencia, Villarreal e etc pelo Campeonato Espanhol e o Manchester City enfrenta o Macnhester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Leicester, Liverpool e etc na Premier League, o PSG enfrenta Mônaco, Lyon, Toulouse, Saint-Étienne, Guingamp, no Campeonato Francês. Enfrentando times com nível mais baixo, o PSG sentirá o ritmo e o nível de exigência quando jogar contra times mais qualificados? Eu acredito que sim e acho que isso será um problema grande principalmente na fase de mata-mata da Copa dos Campeões.

Mas, essa dúvida só será sanada ao longo da temporada. Enquanto isso nos divertimos com as belas jogadas de Neymar com a camisa do PSG.


PSG 6 x 2 Toulouse


Guingamp 0 x 3 PSG

Comentários

NOVOS COMENTÁRIOS
Marcelo De Araujo Cruvinel

Marcelo De Araujo Cruvinel

Daqui a pouco o sheik vai começar a reforçar os adversários só para elevar o nível dos treinos do psg...

Marco Mascarenhas

Marco Mascarenhas

Neymar jogando o fino da bola

Vander Cruvinel

Vander Cruvinel

O menino tá jogando muito........

Davi Mendes

Davi Mendes

voa ney

jogos de hoje
Nenhuma partida encontrada

:(
Não temos jogos hoje nos campeonatos que fazemos cobertura.

Ir para a Página Inicial