Nessa quarta-feira (28) e quinta-feira (29), teremos a realização dos jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil e da segunda fase da Copa Sul Americana para alguns times brasileiros. Também nessa quarta-feira (28), acontece uma das semifinais da Copa das Confederações. Ou seja, nas próximas 48 horas, futebol é o que não vai faltar.
Copa das Confederações
Portugal x Chile – 28/06 – 15h
A primeira semifinal da Copa das Confederações será entre o campeão europeu (Portugal) e o campeão da Copa América (Chile). Apesar de a novela “Cristiano Ronaldo fica ou não no Real Madrid” chamar a atenção mais do que a Copa das Confederações em si, a partir dessa fase, a tendência é que tenhamos jogos bem melhores do que os apresentados na fase de grupos. Se pelo lado de Portugal, o mantra “jogue a bola para o CR7” deve ser mais uma vez executado, o Chile precisará mais do que nunca de boas atuações de seus dois principais jogadores: Arturo Vidal e Alexis Sánchez. Apesar de Portugal ter o melhor jogador do mundo na atualidade, minha aposta é Chile na final contra a Alemanha.
Alemanha x México – 29/06 – 15h
Atual campeã do mundo, a Alemanha decidiu dar folga para as suas principais estrelas e joga a Copa das Confederações com um time formado basicamente por jovens atletas. Dos 23 atletas que estão na Rússia, apenas três estiveram na Copa do Mundo de 2014, no Brasil: Shkodran Mustafi, Matthias Ginter e Julian Draxler. Apesar disso, nunca duvide ou subestime a Alemanha (nós brasileiros aprendemos isso do pior jeito). A seleção mexicana, obviamente, não tem uma tarefa fácil pela frente. Entretanto, a qualidade apresentada pelos jogadores que atuam pelas pontas não pode deixar de ser citada. Seja Carlos Vela, Hrving Lozano, Javier Aquino ou Jurgen Damm, eles conseguiram confundir e destruir as defesas adversárias. Para chegar a final, os mexicanos vão precisar de boas atuações desses jogadores, além dos outros atletas responsáveis por pensar o jogo mexicano: Giovani dos Santos, Jonathan dos Santos e Hector Herrera. Mesmo assim, minha aposta continua na Alemanha.
Copa Sul Americana
Defensa y Justicia (ARG) x Chapecoense – 28/06 – 19h15
A fase não é boa para a atual campeã da Copa Sul Americana. A Chapecoense vem de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. O clima, que já não era bom, ficou ainda pior. No último treino da equipe catarinense antes da partida, Nenén e Rossi discutiram feio e quase partiram para a violência. Já o Defensa y Justicia, que eliminou o São Paulo na fase anterior, terminou o campeonato argentino na décima colocação. O jogo dessa quarta-feira (28) marcará a despedida do treinador Sebastián Beccacece, que vai para a seleção argentina, trabalhar junto com o técnico Jorge Sampaoli. Além da má-fase do time brasileiro, junte isso ao fator casa e multiplique pelo jogo ser na Argentina. O Defensa y Justicia deve levar essa.
Patriotas (COL) x Corinthians – 28/06 – 21h45
Para o primeiro jogo da segunda fase da Copa Sul Americana, o técnico do Corinthians, Fábio Carile, resolveu poupar alguns jogadores. Maycon, Jadson e Jô nem viajaram para a Colômbia, e Guilherme Arana vai começar o jogo no banco de reservas. O time colombiano, fundado em 2003, disputa o seu primeiro torneio internacional e tem como um dos trunfos para a partida a altitude: a cidade de Tunja está a 2.800 metros do nível do mar. Apesar dos jogadores poupados e da altitude, minha aposta é no Corinthians. O timão está invicto a 23 jogos e vem com muita moral após a vitória sobre o Grêmio, no fim de semana passado.
Ponte Preta x Sol de América (PAR) – 29/06 – 19h15
Superar a Luccadependência. Esse é o maior desafio da Ponte Preta para o jogo dessa quarta-feira. O atacante Lucca faz uma temporada muito boa e em 2017 já marcou 15 gols. Entretanto, o atacante está suspenso e a Macaca vai ter que se virar para furar a melhor defesa do campeonato paraguaio. Em 22 partidas pelo campeonato nacional paraguaio, o Sol de América sofreu apenas 17 gols. Mais do que nunca, Emerson Sheik, Nino Paraíba e Renato Cajá vão precisar assumir a responsabilidade para tentar guiar a Ponte à vitória. Esse jogo, para mim, tem cheiro de empate.
Fluminense x Universidad de Quito (EQU) 29/06 – 21h45
O tricolor carioca vem de resultados irregulares. No Campeonato Brasileiro, nas últimas seis partidas foram duas derrotas, três empates e apenas uma vitória. Como o time só volta a campo pelo Brasileirão na segunda-feira (3 de julho), o técnico do Fluminense, Abel Braga, deve ir com força máxima. Entretanto, do outro lado, a equipe equatoriana vem com moral após passar fácil pelo Club Petrolero na primeira fase da Copa Sul Americana. A Universidad de Quito, atualmente a 7ª colocada no campeonato nacional equatoriano, vem para estragar a festa e tricolor. Mais uma partida com cheiro de empate.
Copa do Brasil
Grêmio x Atlético-PR – 28/06 – 19h30
O Grêmio quer mostrar que a derrota, em casa, para o Corinthians já foi superada. Diante do seu torcedor, o tricolor gaúcho vai com tudo para cima do Furacão, que vem de quatro vitórias seguidas. O treinador do Grêmio, Renato Gaúcho, não vai poder contar com Maicon, fora da partida por causa de uma tendinite em um dos pés. Em compensação, o restante da equipe que entra em campo logo mais, deve ser a mesma que vem jogando. Pelo lado do Atlético-PR, as boas notícias são as voltas de Jonathan, Nikão e Grafite. Entretanto, o zagueiro Paulo André, machucado, já é desfalque confirmado. Já Bruno Guimarães, Guilherme e Ederson, também estão fora, pois foram contratados após o prazo de inscrições da Copa do Brasil O argentino Lucho González é dúvida e será avaliado nessa quarta-feira, para saber se tem condições de jogo. Fator casa deve pesar nesse confronto. Grêmio na cabeça.
Flamengo x Santos – 28/06 – 21h45
Eu ainda tenho muita curiosidade para saber como o treinador do Flamengo, Zé Ricardo, vai conseguir escalar Diego, Conca, Everton Ribeiro, Geuvânio e Guerreiro juntos. Entretanto, não vai ser dessa vez que vou descobrir o que passa na cabeça do treinador flamenguista em relação a essa questão. Everton Ribeiro, Geuvânio e o zagueiro Rhodolfo estão fora da partida por terem sido contratados após o encerramento das inquirições para a Copa do Brasil. Pelo menos, Juan e Everton estão de volta. Já o Santos, tem uma lista considerável de desfalques: Thiago Maia (virose), Ricardo Oliveira (pneumonia), Zeca (em recuperação física), Gustavo Henrique e Luiz Felipe (em recuperação de cirurgia no joelho), Rodrigão (amigdalite), Cleber (edema na panturrilha) e Yuri (dores no quadril). Entretanto, a equipe quer dar a volta por cima depois da derrota para o Sport, em plena Vila Belmiro. O Flamengo está invicto no Ninho do Urubu e acredito que o fator casa vá fazer diferença. Acredito em vitória do Flamengo.
Palmeiras x Cruzeiro – 28/06 – 21h45
O Palmeiras poupou alguns jogadores na rodada do fim de semana do Brasileirão, já pensando no confronto contra o Cruzeiro. Em compensação, o time mineiro poupou jogadores no penúltimo jogo do Brasileirão (contra a Ponte Preta), pensando nos três jogos seguintes (vitória contra o Coritiba; Palmeiras nessa quarta-feira; e Atlético-MG no fim de semana). O momento do Palmeiras é melhor: são três vitórias seguidas e uma subida de produção considerável. E ainda joga em casa. Por isso, apesar da qualidade do Cruzeiro, minha aposta é no Palmeiras.
Atlético-MG x Botafogo – 29/06 – 19h30
O Galo poupou vários jogadores contra a Chapecoense, no fim de semana, pelo Brasileirão. Agora, com a volta dos titulares, como Victor, Cazares, Leo Silva, Robinho, Fred e etc, o Atlético-MG tem tudo para sair do jogo contra o Botafogo com a vitória. O Fogão vem de derrota dura, em casa, para o lanterna do Campeonato Brasileiro, Avaí. Além disso, Montillo está fora e há conversas de que pode rolar até uma rescisão. Momento complicado para equipe carioca. Aposto em vitória do Galo.
Marco Mascarenhas
O Chile deixou Portugal pelo caminho