Rússia, Egito, Uruguai e Arábia Saudita compõem o grupo A da Copa do Mundo 2018.
O que esperar desse grupo? Bom… vamos de análise!
Russia:
A Rússia está naquela situação que a maioria das seleções almeja e o Brasil não conseguiu aproveitar tão bem assim: Estão jogando EM CASA!
O problema é que, ao contrário dos brasileiros em 2016, chegar às semifinais da competição vai ser muito mais do que o esperado para a seleção russa que ocupa apenas o 63º lugar do ranking da FIFA
A maior parte dos jogadores que compõem o elenco atuam nas ligas nacionais, que comparadas a outros campeonatos, não apresentam um nível técnico tão alto, o que dificulta a vida dos jogadores russos.
Passar da primeira fase já é uma grande conquista. Mesmo passando da Arábia Saudita, ainda resta o grande desafio de encarar um Uruguai que conta com jogadores como Cavani (PSG) e Suárez (Barcelona) e o Egito, que mesmo estando pela primeira vez numa copa desde 1990, vem com um forte ataque regido por Mohamed Salah do Liverpool.
Quanto aos jogadores Russos, o mais experiente em campo é o goleiro e capitão, Igor Akinfeev, com 100 jogos pela seleção.
Uruguai:
Grande favorito do Grupo, com jogadores experientes como Cavani e Suárez, tem grandes chances de abocanhar (risos) uma vaga na fase de grupo com uma certa facilidade.
A Celeste uruguaia é um dos 5 Sul-Americanos classificados para a Copa ficando atrás apenas do Brasil nas eliminatórias.
A equipe tem a sua disposição nomes que atuam em clubes ao redor do mundo, como o Porto, Atlético de Madri, Lazio, Galarasaray, Juventus, Boca Juiors e até no Vasco. Isso facilita ainda mais a vida dos uruguaios. Lembrando que a convocação oficial sai no mês de maio.
Não é nem um pouco arriscado prever um time extremamente competitivo movido pela gana de voltar aos tempos de glória da equipe uruguaia.
Egito:
O Egito superou a fase de pragas e depois de 6 edições sem participar de Copas, eles estão de volta e, além de serem uma equipe que o menino Ney vai ver pela primeira vez na vida em uma Copa, são uma equipe com chances reais de passar pelo menos da primeira fase!
O Egito terminou a segunda fase de grupos das eliminatórias como líder do grupo que além deles tinha a seleção de Gana, do Congo e de Unganda.
Sob o comando de Mohamed Salah, os Faraós tem desafios pela frente, mas nada é impossível para um futebol que vem se fortalecendo. Na minha opinião, o segundo lugar do Egito é quase certo, a não ser que a Rússia embalada pelo fato de jogar em casa, consiga tirar os egípcios da competição.
Arábia Saudita
A Arábia Saudita estava a menos tempo sem disputar uma Copa. A última foi a de 2006. Essa o Neymar já até viu jogar na copa…
Uma curiosidade é que o time saudita é a primeira seleção Asiática a participar de uma abertura de Copa do Mundo.
A única pressão que a Arábia Saudita apresenta pra essa copa é para os narradores, que com certeza, terão algumas dificuldades pra acertar o nome da rapaziada em campo, mas de resto, não parecem ser um grande risco para as demais componentes do grupo.
Além do efeito surpresa de ser uma grande zebra na copa, não há muito o que esperar da Arábia Saudita no mundial.
Francisco Anilto Pereira
Rússia e Uruguai classifica
Marco Mascarenhas
Acho que a Rússia não vai passar do Egito de Mohamed Salah